A Executiva Estadual da UGT/RJ, representada por seu presidente, Nilson Duarte, e seus secretários e secretárias tiveram participação maciça na etapa regional da II Conferência Nacional do Trabalho. A composição da Conferência é tripartite, Governo, trabalhadores e empresários que se reuniram em grupos de trabalho, durante todo o dia para confeccionar propostas que serão levadas para a etapa nacional da Conferência Nacional do Trabalho, no mês de março de 2026, em São Paulo.
A delegação da UGT/RJ participou de todos os grupos de trabalho para a elaboração das propostas regionais, com atuação destacada. A bancada patronal, com certa colaboração da bancada do Governo, influenciou negativamente na aprovação de propostas favoráveis ao trabalhador, entre elas, a luta pelo fim da jornada 6 x 1, independentemente do andamento das propostas legislativas em curso.
A diminuição das cotas para pessoas com deficiência e do jovem aprendiz pretendida pelos patrões, foi rechaçada pelos trabalhadores.
"Infelizmente, a bancada do governo, ao mesmo tempo que sugeria o fortalecimento de políticas para qualificação profissional, não apoiou a proposta para o fim da jornada 6x1. E esse tempo ganho com o fim da jornada pode ser aproveitado pelo trabalhador em sua qualificação profissional.
A UGT/RJ, através de seus delgados e delegadas, também criticou o teor das propostas dos empresários, que apresentavam aumento de custos e ônus somente para o poder público, ignorando a responsabilidade social das empresas.
A expectativa agora fica a cargo da etapa nacional em São Paulo.
Os trabalhadores representados por entidades e Centrais Sindicais de todo o país vão se preparar para o embate no intuito de garantir maiores direitos para os trabalhadores no próximo ano.