Novembro Azul em Rocha Miranda: Gerente e Gari que Tiveram Mortes por Câncer de Próstata na Família Incentivam Colegas a Fazer o Exame
Nada melhor do que a própria experiência para saber a importância do cuidado que devemos ter com a nossa saúde. Na gerência da Comlurb de Rocha Miranda, Zona Norte do Rio, um gari e um gerente relataram à nossa equipe que eles já fazem o autoexame há algum tempo e ambos têm apenas 40 anos.
Nosso companheiro gari contou que bem antes dos 40 anos já fazia o exame de toque por causa do histórico familiar. “As pessoas mais velhas têm preconceito quanto ao exame. Por isso, acabam descuidando e quando decidem procurar um médico já é muito tarde. Eu, ao contrário, faço um exame preventivo todo ano”.
Já um gerente do setor perdeu o tio, também funcionário da empresa, em 2017. Ele afirma que seu tio tinha preconceito com o exame e não se cuidou quando ainda dava tempo. “Meu tio era muito machista. Achava que homem não devia fazer o exame de toque. Quando foi diagnosticado, não tinha mais jeito”, relatou o trabalhador.
De acordo com os próprios colegas de setor, exemplos não faltam na Companhia para que as pessoas tomem mais cuidados com a saúde. E a CAMPANHA NOVEMBRO AZUL DO SIEMACO-RIO tem surtido efeitos. “Estamos sendo convidados por todas as gerências. O interesse pela conscientização está aumentando na categoria”, reconheceu Marquinhos, diretor social, que mais uma vez realizou uma grande festa para os trabalhadores. Com um lanche saboroso e a participação do grupo Chegando de Surpresa, o Sindicato da categoria foi recebido, distribuiu brindes e sorteou presentes em meio ao alerta sobre os perigos da doença.
No final do evento, houve oração pelos trabalhadores, aniversariantes do mês e até um hino de louvor com a participação de um companheiro gari.